21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Dia Nacional de Luta, dia de reflexão e ação

Instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133. mas a semente havido sido plantada em 1982 por iniciativa de movimentos sociais que a partir da ai, todos os anos as pessoas com deficiência são chamadas a luta. A data foi escolhida porque é próxima ao início da Primavera, coincide com o Dia […]

20 de setembro de 2019

Instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133. mas a semente havido sido plantada em 1982 por iniciativa de movimentos sociais que a partir da ai, todos os anos as pessoas com deficiência são chamadas a luta.

A data foi escolhida porque é próxima ao início da Primavera, coincide com o Dia da Árvore  representam o renascer das plantas, que simbolizam o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade. É preciso mantermos vivo em nossas memórias o real significado desta data e suas raízes mais profundas que nutrem o sonho de uma sociedade plural inclusiva e diversa.

O Dia Nacional de Luta têm raízes no movimento estudantil nos anos de chumbo da ditadura militar. Tudo iniciou com Cândido Pinto de Melo, 22 anos estudante de engenharia no Recife e presidente da UEP – União dos Estudantes de Pernambuco, entidade cassada pela ditadura e reestruturada pelo movimento estudantil em eleições diretas. No dia 29 de abril de 1969 nas imediações da Ponte da Torre, sob a mira de um atirador mascarado (um agente da ditadura), Cândido sofreu um atentado, foi obrigado a entrar num carro e em um determinado momento conseguiu reagir para salvar sua vida, mas dois tiros, um de raspão no rosto e o outro um pouco a baixo do peito provocou-lhe uma lesão na medula que o tornou uma pessoa com deficiência. Alguns anos depois daquele fatídico dia, Cândido se tornou um ativista do movimento das pessoas com deficiência, que propôs, no início da década de 80, esta data. Ele foi um dos fundadores do  Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, organização de pessoas com deficiência que já se reuniam organicamente desde 1979, e discutiam propostas de intervenções para a transformação da sociedade paternalista e da ideologia assistencialista que ainda nos dias de hoje segregam e discriminam muitas pessoas em detrimento de condição física, intelectual e sensorial.

Vivemos em período onde a participação, organização politica e a luta pelos direitos sociais estão demonizados. Por isso, exaltamos o 21 DE SETEMBRO, “DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA” e conclamamos todos e todas que tenham afinidade com esta pauta a se organizarem em favor de uma outra sociedade: justiça, fraterna igualitária e por tanto, SOCIALISTA.

São Paulo,  19 de setembro de 2019

Deixe seu contato para receber informações